Empresas de tecnologia vivem em um ambiente que demanda alta especialização e necessidade permanente de se manter atualizado.
Projetos cada vez maiores e mais complexos acarretam, conseqüentemente, na possibilidade de questionamentos de clientes por eventuais falhas na prestação de seu serviço.
Atualmente, muitas empresas já exigem a apresentação da apólice de E&O para determinadas atividades de prestação de serviços, inclusive, de tecnologia.
Importância do seguro de Responsabilidade Civil Profissional
Contratando o seguro de RC Profissional, o nosso segurado terá uma vantagem em relação aos concorrentes, permitindo um diferencial importante de proteção aos seus atuais e futuros clientes.
Por exemplo, em concorrência por um novo cliente, se os custos e a qualidade oferecida por duas empresas de tecnologia concorrentes são parecidos, aquele que possuir uma garantia da apólice de RCP, terá uma maior possibilidade de conquistar este novo cliente.
O seguro também propicia tranqüilidade para prestar seus serviços e protege o patrimônio do segurado, caso este seja acionado a reparar um dano.
A legislação brasileira, principalmente o Código de Defesa do Consumidor (C.D.C), é extremamente severa com as empresas e profissionais liberais, expondo-os à possibilidade de sofrerem perdas que podem impactar em suas atividades.
Exemplos de Potenciais Reclamações
Quem pode contratar o seguro?
O seguro visa cobrir as seguintes atividades profissionais:
Entre outras atividades
Coberturas do seguro
As coberturas básicas do seguro são:
Âmbito de cobertura do seguro
O âmbito de cobertura mundial, exceto Estados Unidos, desde que a reclamação seja apresentada no Brasil.
Principais Exclusões*
Pela característica de cobertura ampla, é fundamental conhecer as excludentes do seguro, as principais são:
Antes de contratar o seguro, é necessário ler atentamente todas as excludentes da apólice
Qual o período de cobertura do seguro
O seguro de tem vigência de 01 ano.
Apólice a base de reclamação
Por esta base, será considerada para a cobertura do seguro, a apólice vigente na data que o segurado informou à seguradora a reclamação por ato ou fato danoso causado pela prestação de serviço profissional.
Se o segurado optar por não renovar a apólice, haverá um período de 03 anos para apresentar reclamações de atos ou fatos ocorridos durante o período segurado, cujas reclamações sejam apresentadas posteriormente ao fim de vigência da última apólice.
Análise do seguro
Com base nas informações descritas no questionário de avaliação de risco, considerando principalmente:
Certificações, ISO ou programas especiais de qualidade e premiações podem gerar descontos no prêmio do seguro.
É importante lembrar que um nível eficiente de informações possibilita à Seguradora fazer uma análise justa em custos, condições e franquia.
Em caso de aceitação, é obrigatório o envio do questionário de avaliação de risco devidamente preenchido e assinado pelo segurado.