/// E&O Empresas de Tecnologia


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Empresas de tecnologia vivem em um ambiente que demanda alta especialização e necessidade permanente de se manter atualizado.

Projetos cada vez maiores e mais complexos acarretam, conseqüentemente, na possibilidade de questionamentos de clientes por eventuais falhas na prestação de seu serviço.

Atualmente, muitas empresas já exigem a apresentação da apólice de E&O para determinadas atividades de prestação de serviços, inclusive, de tecnologia.
Importância do seguro de Responsabilidade Civil Profissional
Contratando o seguro de RC Profissional, o nosso segurado terá uma vantagem em relação aos concorrentes, permitindo um diferencial importante de proteção aos seus atuais e futuros clientes.
Por exemplo, em concorrência por um novo cliente, se os custos e a qualidade oferecida por duas empresas de tecnologia concorrentes são parecidos, aquele que possuir uma garantia da apólice de RCP, terá uma maior possibilidade de conquistar este novo cliente.

O seguro também propicia tranqüilidade para prestar seus serviços e protege o patrimônio do segurado, caso este seja acionado a reparar um dano.

A legislação brasileira, principalmente o Código de Defesa do Consumidor (C.D.C), é extremamente severa com as empresas e profissionais liberais, expondo-os à possibilidade de sofrerem perdas que podem impactar em suas atividades.

 

Exemplos de Potenciais Reclamações

  • Danos a hardwares e softwares decorrentes de serviços de manutenção ou instalação;
  • Paralisação de atividades industriais/ serviços decorrentes de erros de desenvolvimento de softwares ou hardwares;
  • Atrasos de envio de folhas de pagamento ou faturas de cobrança de clientes pelo mau desempenho de softwares e hardwares;
  • Perdas de dados de clientes;
  • Falhas no processamento de dados;
  • Inobservância de regulamentações específicas ou governamentais;
  • Falhas na integração de redes;
  • Mau desempenho em conexões de sistemas.

 

Quem pode contratar o seguro?
O seguro visa cobrir as seguintes atividades profissionais:

  • Instalação e manutenção de softwares e hardwares
  • Web Page Design
  • Desenvolvimento de softwares e hardware
  • Suporte a clientes
  • Hospedagem de web-sites
  • Consultoria
  • Outsourcing
  • Treinamentos
  • Serviços de “back-up”
  • Provedor de internet
  • Prestadores de serviços para telecom – Fixa e móvel
  • Desenvolvimento de web sites
  • Desenvolvimento, manutenção e integração de sistemas e redes

Entre outras atividades

 

Coberturas do seguro
As coberturas básicas do seguro são:

  • Danos Materiais e Morais;
  • Perdas Financeiras decorrentes de Sinistros Cobertos;
  • Despesas Judiciais ou arbitrais e Honorários Advocatícios (inclusive para processos disciplinares e criminais, quando decorrente de risco coberto);
  • Cobertura especial de assessoria de imprensa – sub-limite de R$ 100.000,00

Âmbito de cobertura do seguro
O âmbito de cobertura mundial, exceto Estados Unidos, desde que a reclamação seja apresentada no Brasil.

 

Principais Exclusões*
Pela característica de cobertura ampla, é fundamental conhecer as excludentes do seguro, as principais são:

  • Atos dolosos
  • Multas Impostas ao Segurado
  • Devolução de honorários Já pagos
  • Eventos ocorridos antes da contratação do seguro
  • Copyright infringment
  • Cyber terrorismo

Antes de contratar o seguro, é necessário ler atentamente todas as excludentes da apólice

 

Qual o período de cobertura do seguro
O seguro de tem vigência de 01 ano.
Apólice a base de reclamação
Por esta base, será considerada para a cobertura do seguro, a apólice vigente na data que o segurado informou à seguradora a reclamação por ato ou fato danoso causado pela prestação de serviço profissional.

Se o segurado optar por não renovar a apólice, haverá um período de 03 anos para apresentar reclamações de atos ou fatos ocorridos durante o período segurado, cujas reclamações sejam apresentadas posteriormente ao fim de vigência da última apólice.
Análise do seguro

Com base nas informações descritas no questionário de avaliação de risco, considerando principalmente:

  • Tempo de funcionamento;
  • Tipo de serviço prestado;
  • Qualificação técnica dos profissionais;
  • Modelo de contrato;
  • Histórico de reclamações.

Certificações, ISO ou programas especiais de qualidade e premiações podem gerar descontos no prêmio do seguro.
É importante lembrar que um nível eficiente de informações possibilita à Seguradora fazer uma análise justa em custos, condições e franquia.
Em caso de aceitação, é obrigatório o envio do questionário de avaliação de risco devidamente preenchido e assinado pelo segurado.


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